Saiba como Rodas de Liga Leve e a de Aço alteram o desempenho do seu carro.
As rodas mais comuns usadas nos automóveis atuais são as de aço e as de liga leve.
Rodas de aço, quase sempre revestidas com calotas de plástico, já as de liga leve têm este nome pois possuem em seus componentes ligas mais leves do que o aço, como alumínio, silício e ferro, entre outros metais.
Antigamente era usado o magnésio, e muita gente ainda as chamam de “rodas de magnésio”, mas este metal não é mais usado atualmente nas rodas de liga leve.
Quais são as vantagens das rodas de liga leve?
Do ponto de vista visual, elas são mais bonitas pois permitem maior variedade e flexibilidade de desenho do que as rodas de aço. Mas a sua maior vantagem, do ponto de vista da performance do carro, está na redução do peso, pois elas são mais leves que as rodas de aço.
Tecnicamente, as rodas de liga leve permitem reduzir o chamado “peso não suspenso” do carro, ou seja, o peso do carro que não está apoiado sobre o conjunto de molas e amortecedores. Com menos peso suspenso, as rodas sofrem menos os efeitos das irregularidades do piso, atenuando os trabalho dos amortecedores e melhorando a aderência dos pneus.
Outro benefício ligado à redução do peso é a diminuição da inércia. Quanto mais pesada a roda, mais força é necessária para colocá-la em movimento e para desacelerá-la nas frenagens.
Por outro lado, as rodas de liga leve possuem algumas desvantagens ante as de aço. Em termos de custo, costumam ser mais caras, tanto que equipam, em geral, os modelos mais sofisticados de cada linha. Raramente são vistas nas versões mais básicas.
Quanto à composição do material, a liga é menos maleável que o aço. Por isso, em caso de impacto forte com um buraco ou o meio-fio, ela tende a trincar, ao invés de apenas amassar, como ocorre com as rodas de aço. Nos casos em que ela apenas amassa, as tentativas de desamassá-las podem levar à quebra da peça. Nesses casos, precisam ser substituídas, elevando os custos para o usuário.
No comment yet, add your voice below!