Skip to content

Gravidez e Direção: dicas de segurança

Cuidados na direção durante a gravidez

Dirigir durante a gravidez pode ser estressante e perigoso para a mulher e para o bebê. Há sempre a preocupação de um acidente, a colisão pode provocar um parto prematuro, e o que acontece se a bolsa romper?

Felizmente, há maneiras de manter você e o bebê a salvo enquanto estiver na estrada.

Verifique o seu cinto de segurança

Em primeiro lugar, sempre utilize o cinto de segurança. Não se recuse a usá-lo só porque se sente desconfortável com o cinto de segurança. Se houver um acidente, o cinto de segurança pode salvar-lhe a vida e do bebê. No entanto, enquanto estiver grávida, poderá ajustar ligeiramente o cinto de segurança.

Os especialistas sugerem que a melhor maneira de uma mulher grávida usar o cinto de segurança é posicionar a área do ombro sobre a clavícula, entre a parte superior do braço e o pescoço.

A secção do cinto de segurança que prende a barriga deve ser colocada debaixo do abdômen, na parte superior das coxas. Certifique-se de que esteja o mais baixo possível dos quadris.

Ajuste seu banco para trás

Você pode sentir que a sua posição habitual no carro é um pouco desconfortável à medida que o bebê cresce. Certifique-se de posicionar o assento longe do volante. Mova o assento para trás o mais longe possível, enquanto ainda consegue acionar os pedais do seu carro.

O melhor é tentar ficar a cerca de 30 centímetros do volante. Se perceber que simplesmente não consegue uma posição segura e confortável, talvez seja melhor tornar-se o passageiro para o resto da sua gravidez, por razões de segurança.

Fique alerta

Muitas mulheres acham que as suas mentes tendem a vagar mais ou ficam sonolentas enquanto estão grávidas. Se for esse o caso, certifique-se de tomar medidas adicionais para ficar alerta enquanto estiver na estrada.

A melhor maneira de se manter a si e ao seu bebê a salvo é ficar de olho na estrada. É menos provável que você se envolva em um acidente se estive alerta ao que se passa à sua volta.

Mantenha os olhos na estrada, mude de faixa mais cedo e dirija o mais seguro possível. Embora esta não seja uma forma infalível de evitar um acidente, certamente ajuda.

Calma

Antes de entrar no carro, certifique-se de que está calmo. Se você estiver estressada ou ansiosa cada vez que tiver que conduzir, pode ser um sinal de que precisa dar um passo atrás.

Olha para o que está a causar a sua ansiedade. Se é algo que seja capaz de corrigir, tome as medidas para remediar o stress. Se não consegue consertá-lo, considere ser o passageiro por um tempo.

O stress durante a condução não só a torna mais propensa a um acidente, como também não é bom para o seu bebê.

Quando se está grávida, a mulher já tem muitas coisas em que pensar. No bebê, na sua saúde e na segurança da sua família. Tomar medidas para garantir que está dirigindo em segurança é um grande passo para manter todos seguros e felizes.

Adaptador de Cinto de Segurança para Grávidas

Existe diversos dispositivos especiais que prendem o cinto mais longe da barriga. É possível encontrá-los em sites estrangeiros ou mesmo no Mercado Livre.

Certifique-se que seja um produto de boa procedência, devidamente aprovados pelos órgãos competentes.Veja algumas opções.

Pare de Dirigir

Sempre que puder ou se esta for uma alternativa para você simplesmente pare de dirigir e pule para o banco do passageiro. Procure fazer isso sempre que estiver acompanhada de um condutor responsável.

Ajuste seu banco o mais para trás possível e observe bem o posicionamento do cinto de segurança, conforme explicado anteriormente e aproveite sua viajem!

 

Veja mais dicas em nosso BLOG!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Fale pelo Whatsapp
Podemos ajudá-lo?