Usar o óleo lubrificante correto no seu carro é sempre importante para aumentar a durabilidade do motor e prevenir quebras. Mas, quando chega o momento de trocar o óleo, sempre surgem muitas dúvidas. Tire conosco algumas delas e entenda mais sobre os lubrificantes:
Óleo mineral, sintético ou semissintético: qual a diferença entre eles?
Normalmente os fabricantes indicam qual óleo automotivo é o mais indicado para o motor do seu carro. Todos os tipos têm base mineral, mas o óleo mineral é obtido a partir do refino do petróleo. O óleo sintético passa por um processo industrial de uniformização das suas moléculas, conferindo melhor viscosidade, maior resistência à oxidação e maior capacidade de limpeza, ou seja, é um óleo de melhor qualidade e que gera maior durabilidade ao motor. O óleo semissintético é um composto de ambos.
Qual dos três tipos de óleo posso escolher?
O óleo sintético é sempre um óleo melhor. Mas há fabricantes que não recomendam seu uso em determinados motores, pelas suas características. Portanto, caso o fabricante não faça restrições, seu uso é recomendável. Mas caso ele indique o contrário, use o mineral ou o semissintético.
Alguns fabricantes recomendam antecipar as trocas em caso de uso severo. O que é o uso severo?
Podemos chamar de “uso severo” do motor duas condições muito comuns: carros que rodam sempre no “para e anda” do trânsito das cidades ou carros que percorrem trechos muito curtos todos os dias. No para e anda das cidades, os motores tendem a trabalhar em temperaturas mais elevadas que o normal. Isso é um tipo de uso severo. Já quem usa o carro em trechos muito curtos, o problema é o motor não alcançar a temperatura ideal de funcionamento, o que é um tipo de uso que “força” mais o motor. Nesses casos, siga as trocas recomendadas para uso severo, que constam no manual do veículo.
Convêm substituir o filtro sempre que o óleo for trocado?
É recomendável. O óleo tem uma capacidade de limpeza do motor, e todos os resíduos se acumulam no filtro. Se este estiver sobrecarregado de resíduos, de nada vai adiantar colocar um óleo novo. Para não desperdiçá-lo e manter o lubrificante sempre limpo, é melhor trocar também o filtro de óleo.
Existe algum óleo específico para motores flex?
Sim. Embora os óleos atuais sejam aptos para uso tanto em motores flex quanto em motores de apenas um combustível, alguns óleos foram desenvolvidos especialmente para motores flex. Nestes casos, o óleo tem uma proteção especial para resistir à oxidação gerada pela água produzida pelo uso do etanol. O lubrificante se mistura à água para proteger os componentes do motor.
Os óleos mais modernos podem ser usados em motores mais velhos?
Ao longo dos anos, os motores foram ficando mais refinados e com menos folgas e os fabricantes passaram a produzir óleos mais viscosos. Mas os motores mais antigos pedem óleos mais espessos. Por isso há no mercado lubrificantes específicos para motores mais “cansados”, com alta quilometragem.
Os lubrificantes que “limpam” o motor e removem a borra podem gerar entupimentos?
Todos lubrificantes têm poder de limpeza, especialmente os sintéticos ou os do tipo premium. Se você usou muito tempo um óleo mineral e passar a usar um sintético, é provável que este elimine a borra acumulada nos componentes e ela pode gerar o entupimento de alguma via. Mas se você sempre usou um óleo sintético, é pouco provável que isso ocorra.
Caso você queira usar um óleo que limpa melhor o motor, após ter usado um óleo menos sofisticado no passado, a dica colocar o sintético e antecipar a sua substituição, para que ele leve embora todos resíduos que ele removeu. Em seguida, mantenha a constância no uso de um óleo de boa qualidade.
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