A bateria é uma fonte de energia para o seu carro. Ela é composta de placas de chumbo (positivas e negativas) e uma solução de ácido sulfúrico (eletrólito), alojados em uma caixa de plástico. Ela alimenta todos os componentes elétricos e eletrônicos de um carro. As baterias costumam durar cerca de 2 anos, mas se forem usadas com cuidado, podem durar um pouco mais.
A bateria alimenta componentes do veículo não apenas quando ele está em funcionamento, mas também quando o motor do carro desligado. Há vários equipamentos que se mantêm em stanb by e usam a energia da bateria: rádio, alarme, central da injeção eletrônica, rastreadores etc. Deixar os faróis ou as luzes internas acesas quando o carro está desligado também consome a energia da bateria.
Todo fabricante de automóveis indica qual a especificação ideal da bateria para o veículo. Contudo, a instalação de acessórios não originais, como lâmpadas de xênon nos faróis, centrais multimídia ou sistemas de som mais potentes, por exemplo, podem levar a uma sobrecarga da bateria e ela até pode não dar conta de tanta energia requerida. É preciso verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador antes de instalar qualquer novo acessório.
Para preservar a durabilidade da bateria original, uma recomendação dos fabricantes, além de não sobrecarregá-la, é desligar faróis, luzes e o rádio sempre que o veículo estiver desligado. Há carros que apagam automaticamente os faróis quando são desligados. Contudo, dar a partida com eles acesos força mais a bateria. Para preservá-la, é melhor dar a partida com os faróis apagados.
Outra dica para quem tem no carro um rádio com a frente destacável é removê-la ao desligar o carro. Essa pequena peça puxa energia da bateria quando está em stand by.
Se você vai deixar o carro parado por um período prolongado (mais de 20 dias, por exemplo), uma dica é desligar os terminais das baterias para elas não se descarreguem ao longo desse período. Outra sugestão é manter os terminais da bateria protegidos com as capas de plástico ou borracha. Elas impedem o contato dos terminais com outros objetos metálicos, o que evita o risco de curtos-circuitos. A maioria dos automóveis modernos já traz essa capa protetora.
Por fim, ainda quanto ao uso das baterias, também é recomendável ter cuidado quanto à qualidade dos cabos usados para fazer a chamada “chupeta” (ligação direta entre uma bateria que descarregou e uma auxiliar). No mercado são vendidos equipamentos que nem sempre dão conta da carga, especialmente em carros importados.
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