Dirigir economizando combustível é uma tarefa que não requer grandes adaptações em seu carro ou estilo de conduzir. Depende também de estar com a manutenção do veículo em dia. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para ajudar a reduzir o consumo no dia a dia.
Pise suavemente
Acelerar forte e fazer freadas bruscas são atitudes que elevam o consumo de combustível.
O ideal é pisar suavemente no acelerador para que o motor responda de forma gradual, sem ser forçado. Quando ele trabalha de forma suave, ele rende melhor e o consumo se reduz, além de diminuir o desgaste de outros componentes, como pastilhas de freios, embreagem etc.
Troque as marchas na hora certa
Andar com uma marcha baixa e com o giro do motor alto é ruim, assim como usar uma marcha alta e andar com o giro muito baixo.
Para alcançar o melhor rendimento do conjunto motor-câmbio é preciso trocar as marchas na hora certa, no intervalo de torque máximo informado pelo fabricante. Se o seu carro não tem um conta-giros, troque no momento que sentir que o motor ganhou força e está com uma rotação alta.
Pneus bem calibrados
Rodar com os pneus em mau estado é um dos fatores que mais elevam o consumo de combustível.
Quando os pneus estão com a calibragem errada e mais murchos, eles “prendem” mais ao piso e elevam a resistência à rodagem, o que aumenta o consumo de combustível. Por isso, é importante calibrar os pneus a cada 15 dias, no mínimo. Também é importante manter o alinhamento das rodas. Quando desalinhadas, também enfrentam maior resistência à rodagem, elevando o consumo.
Mantenha as Revisões do seu veículo em dia
Rodas desalinhadas ou desbalanceadas, óleo vencido, amortecedores e bicos de injeção podem afetar MUITO o consumo de combustível do seu veículo. Para evitar o problema não esqueça de fazer as revisões do seu veículo a cada 10.000 Km.
Resistência ao ar
O uso de acessórios que aumentam a resistência à passagem do ar, como bagageiros no teto, por exemplo, eleva o gasto de combustível.
Quanto menor o arrasto aerodinâmico, menor o consumo. Por isso, bagageiros, ou qualquer outro acessório que piora a aerodinâmica, devem ser usados apenas quando for preciso. Uma vez desnecessários, é melhor retirá-los.
Peso extra
Muita gente tem o costume de acumular objetos no carro. O excesso de peso é algo que também contribui para elevar o consumo de combustível. Quanto mais leve o carro, menor o consumo. Por isso, remova tudo aquilo que não é necessário transportar no carro, para não pesar no seu bolso.
Use bem o ar-condicionado
O sistema de ar-condicionado terá que fazer mais força quanto mais quente estiver o ar dentro do carro. Por isso, se o seu carro ficou exposto ao sol, é melhor primeiro abrir os vidros e rodar um pouco para expelir o ar quente que ficou no interior. Quando o ar interno estiver mais fresco, aí você poderá ligar o ar-condicionado sem forçá-lo tanto, o que diminuirá o gasto de combustível.
Quanto maior o “esforço” do ar-condicionado em esfriar o ar do interior, maior o consumo. Lembre-se disso também caso necessite fazer um trajeto curto. Nesses casos, pode nem compensar ligar o ar-condicionado. Até ele conseguir resfriar o ar interior, você já chegou a seu destino.
Temperatura ideal para o motor
O motor tem o seu melhor rendimento quando trabalha em sua temperatura ideal.
O mostrador do painel costuma indicar a temperatura correta de funcionamento. Quando ele ainda não aqueceu, seu rendimento é pior e maior é o seu consumo. Se você precisar percorrer muitos trechos curtos, lembre-se que o motor do carro pode não alcançar sua temperatura ideal nesses trajetos e consumir mais que o normal. Compensa fazer vários pequenos trajetos por dia de uma só vez do que distribuído ao longo das horas.
No comment yet, add your voice below!