O Fluido de Freio exerce uma importante função no sistema de frenagem de um automóvel. Ele é responsável por transmitir a pressão aplicada no pedal às pastilhas ou lonas dos discos e tambores do freio.
Por isso, NUNCA se esqueça de trocá-lo periodicamente para que tudo funcione bem.
A frequência de troca pode variar conforme informamos mais abaixo.
Todo o sistema de freios trabalha em uma temperatura alta, que o fluido é capaz de suportar com segurança. Porém, com o tempo ele vai absorvendo a umidade do ar, o que reduz a sua temperatura de ebulição (fervura). Assim, ele fica mais suscetível a ferver com o passar do tempo. Isso é notável no próprio pedal de freio, que fica mais “esponjoso” quando pressionado.
Se a fervura for elevada, em uma situação de alta temperatura,
o sistema de frenagem pode até falhar. CUIDADO!”
Qual a Frequência de Troca do Fluído de Freio?
É preciso substituir regularmente o fluido de freio do carro. A frequência da troca do fluído de freio varia conforme a especificação DOT encontrada na embalagem do produto ou no manual do carro.
A classificação DOT vem de “Department of Transportation”, sigla do departamento de transportes dos Estados Unidos, e é a referência do mercado. Quanto mais alta a classificação, maior a resistência do fluído a altas temperaturas.
- Os fluidos mais antigos, da especificação DOT3, precisam ser trocados todo ano.
- Os mais modernos, da especificação DOT4 ou DOT5, precisam ser trocados a cada dois anos, independente da quilometragem rodada.
Ele tem um prazo de validade que depende do tempo, e não da quilometragem rodada no período.
O desempenho de todas as classificações é o mesmo, só muda a temperatura de ebulição, que é maior nas classificações maiores. Um fluido do tipo DOT3, por exemplo, suporta temperaturas de até 232oC , enquanto um tipo DOT4 resiste a 265oC.
Outras funções do Fluído de Freio
O fluido de freio também desempenha outras funções, como lubrificar e proteger da corrosão os componentes metálicos do sistema de freios, além de manter lubrificadas as borrachas de vedações e tubos flexíveis.
Na hora de trocá-lo,OBSERVE A DATA DE FABRICAÇÃO DO FLUÍDO no momento da compra e use um produto com data de fabricação recente, pois ele perde suas propriedades com o tempo, como visto. Se o lacre foi aberto há um tempo, não convém usá-lo.
Nesse intervalo de dois anos é normal ocorrer uma pequena diminuição do nível do fluído, devido ao desgaste das pastilhas dos freios. Nesse tipo de condição o nível pode ser completado. Mas ao atingir os dois anos, o fluido deve ser trocado inteiro. Ao substituí-lo, é importante nunca ultrapassar o indicador do nível máximo, pois o sistema precisa de volume extra para abrigar sua dilatação e expansão.
Mas se o fluido estiver muito abaixo do marcador do nível, preste atenção: ele pode estar com algum vazamento no sistema. Nessas horas é comum que o pedal do freio aumente o seu curso para o freio funcionar e fique também mais “elástico”. Pode ser também que, nessas condições, os tubos flexíveis dos componentes não estejam mais suportando a pressão e precisem de substituição.
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