Os amortecedores são um dos componentes do sistema da suspensão de um carro e exercem um papel chave na segurança ao rodar, pois sua função não se restringe a absorver as irregularidades do piso. Veja quais são elas?
Os amortecedores também são importantes para manter a estabilidade e o controle do veículo em qualquer circunstância. Até mesmo permitem freadas mais curtas: carros com amortecedores novos têm uma melhor frenagem e dirigibilidade, sendo mais seguros e controláveis.
Por isso, é muito importante rodar com os amortecedores sempre em boas condições. O problema é que eles são posicionados em um local escondido, atrás das rodas, e costumam ter sua manutenção esquecida. Mas, por meio de alguns sinais de desgaste, tanto você quanto um técnico especialista podem fazer verificações regulares.
As avaliações que você mesmo pode fazer no amortecedor do seu carro são as seguintes:
- O veículo apresenta ruídos excessivos ou incomuns na suspensão?
- A direção do veículo costuma ficar mais dura ao rodar em estradas irregulares?
- O veículo “salta” ou “flutua” excessivamente devido às ondulações do asfalto?
- Nas freadas, o veículo “mergulha”, ou seja, abaixa excessivamente a frente? Ou, nas arrancadas, ele “agacha” demais, ou seja, abaixa a parte traseira?
- Nas manobras rápidas o veículo balança excessivamente?
- O veículo se mantém estável ao trafegar em estradas irregulares? Se os amortecedores estão bons, o veículo não perde a estabilidade;
- Há deformações ou desgaste irregular na banda de rodagem dos pneus? O problema pode estar no alinhamento dos pneus ou no desgaste dos componentes da suspensão.
Técnicos especializados, por sua vez, podem fazer uma avaliação mais rigorosa. Se você entende do assunto pode também tentar fazê-la. Os aspectos que os técnicos normalmente verificam são os seguintes:
- Há sinais externos de danos nos amortecedores?
- Sua haste está inclinada, oxidada, solta, azulada ou riscada?
- Há deformações no tubo do amortecedor?
- Há vazamento de óleo no retentor ou nas soldas do tubo?
- Há sinais de corrosão no amortecedor?
- As fixações estão danificadas ou quebradas?
Com todas estas avaliações, é mais fácil saber qual é o estado geral dos amortecedores. Revise regularmente o seu estado!
Alguns fabricantes recomendam a troca dos amortecedores a partir dos 40 mil km, sugerimos que a partir dos 40 mil km, caso não seja feita a troca, as inspeções passem a ser feitas com mais frequência, a cada 10 mil km ou uma vez por ano.
Dessa maneira você sempre manterá em perfeitas condições a dirigibilidade, o controle, a estabilidade e a segurança do seu veículo.
No comment yet, add your voice below!