Você sabe usar corretamente o ar condicionado e a recirculação do seu carro?
A primeira dica para facilitar a circulação do ar no interior do automóvel ao ligar o ar-condicionado é apontar para o alto os difusores de ar.
Segundo a física, ar quente sobe e ar frio desce. Assim, você faz o ar circular melhor no interior do carro e a alcançar uma temperatura mais agradável em todo veículo.
Lembre-se que apontar o fluxo de ar gelado para as pessoas pode causar resfriados. Por isso, refrigere o ar, não os passageiros.
O ar quente só deve ser apontado para o alto em caso de chuva. Nessas ocasiões, o ar-condicionado contribui para desembaçar o pára-brisa pois o ar expelido é seco, absorvendo rapidamente a umidade do vidro e permitindo a boa visibilidade.
O recirculador de ar (função que faz o ar interno circular, fechando as entradas) é indicado quando o veículo atravessa áreas com fumaça (de caminhões ou de queimadas), em estradas com muita poeira ou uma região de mau odor. Mas o recirculador não deve ser mantido por muito tempo, pois o ar fica mais ressecado e mais propício a causar problemas respiratórios, como bronquite ou rinite.
Se o seu carro ficou estacionado por muito tempo exposto ao sol, é importante renovar o ar o quanto antes. Ligue o ar-condicionado com o recirculador acionado, coloque o ventilador na velocidade mais rápida e o termostato na temperatura mais fria e abra os vidros. Quando o ar quente for expelido você pode fechar os vidros e desligar o recirculador — mantendo o ar-condicionado ligado –, ajustando a temperatura para a mais confortável.
Por fim, uma curiosidade: é comum ver água pingando do evaporador do ar-condicionado em carros estacionados há pouco tempo. Isso ocorre devido à formação de gelo no evaporador, o que é comum quando o trânsito está lento. Se você quiser evitar isso, mantenha a velocidade do ventilador mais alta nestas condições.
1 Comment
Ótimas dicas !!!
Vou pôr em prática.