Sem dúvidas o pneu é uma das partes mais importantes de um carro. Ele é responsável pela eficiência da frenagem e da estabilidade nas curvas, além de suportar todo o peso do carro. Portanto, mantê-lo em boas condições de uso é fundamental para garantir sua durabilidade e principalmente, a segurança do motorista.
Para isso, a manutenção preventiva é sempre recomendada. A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, indica, entre um conjunto de medidas a serem tomadas para prolongar sua vida útil, o rodízio de pneus. Esse procedimento consiste na troca de posição entre os pneus conforme o seu modelo (radial ou diagonal); do tipo (se é simétrico, assimétrico ou unidirecional) e da tração do veículo (dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas). Além disso, deve-se assegurar que cada pneu passe por todas as posições de montagem para equilibrar os desgastes. É também recomendável utilizar o estepe.
“Fazer o rodízio com frequência permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem”, ressalta o Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, José Carlos Quadrelli. Esse procedimento deve ser realizado segundo a recomendação que consta no manual do veículo ou a cada oito mil quilômetros para pneus radiais e cinco mil para pneus diagonais.
Os esquemas a seguir indicam os rodízios recomendados de acordo com cada caso:
Observações importantes:
1. As linhas tracejadas indicam trocas alternativas que podem ser feitas em lugar das indicadas pelas linhas sólidas;
2. Pneus assimétricos: usam os mesmos esquemas de pneus normais (simétricos) já que o rodízio manterá o lado externo montado na parte externa, pois o pneu não é desmontado da roda (não deve ser invertido no aro);
3. Pneus unidirecionais: usar os esquemas acima, mas se houver necessidade de passar para o lado oposto, deverão ser desmontados e invertidos no aro;
4. Pneus assimétricos e unidirecionais: pneus que são ao mesmo tempo assimétricos e unidirecionais devem seguir os esquemas de pneus unidirecionais;
5. Veículos 4×4: executa-se o rodízio em “X” dos quatro pneus (caso não sejam unidirecionais);
6. Veículos com medidas diferentes nos dois eixos: o rodízio é feito trocando-se os pneus do mesmo eixo entre si.
Sempre que o rodízio for feito é necessário alinhar e balancear o carro, além de verificar a pressão de inflação, utilizando o valor adequado de acordo com a carga transportada e verificar a condição das rodas (se não possuem amassados ou trincas, por exemplo) e das válvulas de ar.
Em caso do motorista não efetuar o rodízio, poderá ocorrer um desgaste irregular que evolui e reduz a vida útil do pneu. O mesmo pode também aumentar o consumo de combustível e gerar outros inconvenientes, afetando o desgaste dos componentes de suspensão, gerando vibrações no volante e no veículo e comprometendo a dirigibilidade.
Fazer o rodízio conforme indicação prolonga a vida útil dos pneus, reduz o consumo de combustível e garante maior segurança para o motorista.